Queime depois de assistir.

Queime Depois de LerSou uma pessoa que se interessa bastante por cinema. Mas não sei o suficiente para ser um crítico de qualidade. Mesmo assim, tenho a liberdade para comentar sobre os filmes os quais e vi, e se gostei ou não dos mesmos.

“Queime Depois de Ler” é um filme que deve ter seu nome levado ao pé da letra e, depois da leitura pelo aparelho de DVD, um filme que deve ser queimado. É uma crítica pesada, eu sei. Ainda mais vinda de um crítico superficial. Mas eu não consigo gostar de filmes que não tenham direcionamento algum.

Há quem diga que eu simplesmente não entenda. Talvez seja verdade. Até porque os filmes dos irmãos Coen nunca me agradaram muito. Talvez eu esteja acostumado com um padrão mainstream de se fazer filmes. Pode ser também. Mas se for isso, eu sou muito mais mente fechada do que pensei.

Sim, porque não compreendo como um filme se propõe a contar uma história – oferece elementos de uma narrativa -, mas não termina de contá-la. E dos filmes da dupla que vi, sempre acontece a mesma coisa. São paralelos que se relacionam, nenhum termina pro telespectador e nem os próprios personagens sabem o que aconteceu.

E o que mais me irrita nisso tudo é que a história te prende. O tempo passa voando simplesmente porque queremos saber o que acontece. O enredo é o máximo. O problema é que tu esperas por uma coisa que não acontece. E é isso.

Acho bárbaro quando um filme deixa uma lacuna para quem assiste. “E se?” ou “Ele fez isso por isso. Ficou implícito.” É uma maestria que poucos conseguem. E eu aplaudo quando vejo um filme assim. O problema dos filmes dos Coen os quais assisti é que eles sempre deixam uma lacuna muito maior do que deveriam. A viagem é massa. A simplorice de alguns personagens é o tchan. Mas onde aquilo tudo leva é que fica faltando. “Tá, e aí?”.

Parece que o que os diretores querem retirar um pedaço de uma narrativa qualquer da vida de um cidadão inexistente qualquer e basicamente contá-la. Não importa se ela leva a algum lugar, se ela terá desfecho. Só querem mostrar a complexidade das histórias e dos seus entrelaçamentos e chega. O que, repito, acho inteligente. Mas ainda assim sinto falta de algum direcionamento, de um ponto final, mesmo que subjetivo.

Sempre aprendi que histórias devem ter início, meio e fim. Pode ser um pensamento cabeça-dura. Mas um pensamento do qual eu que eu não consigo abrir mão. Esse é o meu desfecho. Paciência.

6 Respostas so far »

  1. 1

    Hahahahahahahaha. É, os Coen são gênios em gerar essa inquietude. Se não gastarem todo o dinheiro que juntaram com drogas e jogatinas, provavelmente nunca terão um blockbuster. E acho que é exatamente isso que dá a eles essa capacidade de criar situações indigestíveis que não são aceitas no mainstream popular (se é que isso existe). Não babo ovo pelos filmes deles, mas gosto muito. Por que me deixa assim, com vontade de falar. Acho que o segredo é esperar umas 4 semanas e assistir de novo ;). Então, não queime ainda. Hehehehe

  2. 2

    Max Cirne said,

    Não sou muito fã dos Coen também, mas não há como negar a importância de algumas de suas obras (vide “Gosto de Sangue” e “Fargo”). “Queime Depois de Ler” é um filme que gerou muitas expectativas, principalmente por ser o primeiro longa-metragem dos irmãos após ganharem o Oscar com “Onde os Fracos Não Tem Vez”. Boa parte do público manifestou sua opinião pouco favorável ao projeto, porém os críticos valorizam ao extremo, chegando a indicar como Melhor Filme no Globo de Ouro.
    Certamente, não é um filme para se queimar. Deixe essa ideia de lado. A primeira vez que assisti a produção também fiquei com essa impressão de vazio quando terminou a sessão. Por isso, decidi assistir novamente e, para minha surpresa, acabei gostando bem mais do projeto. É preciso entender o que é importante para os diretores, e sacar a crítica sobre a estupidez humana (ou ainda sobre a fragilidade dos órgãos políticos). O filme em si é um grande besteirol, com personagens bastante cômicos em situações completamente non sense. Os Coen querem transmitir sua mensagem, independente de finalizar ou não as tramas de cada personagem – por isso temos a impressão de levar ao lugar nenhum. Não quero defendê-los, acho que o filme poderia ser muito melhor, mas ainda assim este é um dos que mais gosto entre as obras dos diretores. Essa quebra no final é tradicional na filmografia deles e talvez seja por isso, a dificulade de apreciar por inteiro suas produções. Recomendo uma segunda olhada em “Queime Depois de Ler”, mas se você gosta basicamente de blockbusters pode passar longe dos filmes dos Coen porque dificilmente vai acabar gostando mais – independente de quantas vezes assistir. 🙂

  3. 3

    Marta Gentilini said,

    Concordo plenamente que precisamos de um início, meio e fim…e em especial que esse filme deixa muitoooooo a desejar!
    De verdade, também assisti esperando muito e terminei sem entender nada!

    Amei o comentario!!!
    Beijos Mil!!!

  4. 4

    Mel said,

    Chico, prometeste que ias voltar a postar e cumprisse, fiquei feliz! Legal o post, gostei das tuas colocações, mas no meu caso eu assisti esse filme tri na boa, sem pretensão nenhuma, sem esperar nada na verdade e curti. Não é nenhum filme digno de entrar na listinha dos favoritos, mas eu achei, como tu citou a simplorice de alguns personagens muito bem colocadas, quem não conhece aqueles tipinhos? Acho que o filme tem o seu valor sim… talvez eu estivesse com o senso de humor bem alinhado ao que era proposto, mas o fato é que gostei, de verdade! Fora que os atores dão show de interpretação, não achaste o Brad Pitt barbaro (tri abobado e simplório)?
    Bom… acho que ja escrevi demais… nem sei se teve coerência, mas continua escrevendo, sou tua leitora assídua. Um beijão 🙂

  5. 5

    I’ve learn several excellent stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I wonder how a lot effort you put to make this kind of wonderful informative web site.

  6. 6

    Hi there would you mind stating which blog platform you’re working with? I’m
    planning to start my own blog soon but I’m having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

