Jornalismo e jornalista em pauta

Queda da obrigatoriedade do diploma de jornalista. Quem lutou por essa não exigência do diploma se baseia na constituição, alegando que limitar o exercício profissional da comunicação, em específico o exercício do jornalismo, apenas à profissionais formados é ir contra a constituição brasileira, porque essa limitação vai contra a liberdade de expressão dos demais cidadãos não diplomados. Além disso, afirma-se que o jornalismo não é uma profissão que exija conhecimento técnico.

Na minha concepção, esse tipo de afirmação é hipocrisia pura. E isso baseado no fato de que hoje as limitações para que as pessoas possam se expressar são cada vez menores. Qualquer um tem espaço, se tiver interesse, para publicar seus pensamentos, suas ideias e suas opiniões. Os equipamentos tornaram-se acessíveis e a Internet tornou-se um canal dos produtores caseiros, para citar um exemplo.

Em uma era em que a tendência é essa, desvalorizar essa profissionalização, a meu ver, é um retrocesso. Ainda mais considerando que essa exigência existe há tanto tempo. E independente de ter sido criada na época da ditadura militar, a obrigatoriedade hoje, já não se aplica a esse sistema político. O jornalismo evoluiu, e a sociedade evoluiu junto com ele.

Os argumentos a favor do diploma, no entanto, também não me convencem. Afirmar que, por causa da não exigência, o jornalismo terá necessariamente uma queda em sua qualidade não me parece correto. Até porque as empresas as quais valorizam a profissionalização – seja na área que for – continuarão contratando e exigindo profissionais diplomados. Pedido que também é feito pelas próprias pessoas que se posicionam contra a obrigatoriedade do diploma (novamente a hipocrisia). Fazer tal afirmação, então, é menosprezar o jornalismo que já esta sendo feito hoje em dia.

Como bem se sabe as Universidades não preparam devidamente os focas (futuros jornalistas) para enfrentar o mercado de trabalho. Primeiro porque a profissão de jornalista é bastante segmentada, e os custos em termos de equipamento para prover o contato dos alunos com essa segmentação é alto. Segundo, porque realmente o ensino em comunicação, de maneira geral, é fraco.

Claro que isso depende muito do próprio estudante. Eu vejo a Universidade como muito mais do que um mero local de aprendizado técnico ou teórico. O meio acadêmico é um espaço de convivência, discussão e reflexão, independente da faculdade cursada. Ela é importante, principalmente no caso do jornalismo, por essa imersão profunda na profissão. É isso que, na minha cabeça, faz da Universidade um lugar tão importante. E também por isso que depende muito do futuro profissional a qualidade da sua própria formação.

Mas mesmo importante, o sistema de ensino superior hoje não forma adequadamente esses profissionais. Se a utopia atual do ensino fosse alcançada, ainda assim haveria lacunas a serem preenchidas. Por o jornalismo ser uma área de abordagem tão geral em termos de conhecimento, faço campanha pela ampliação da grade curricular do curso. Defendo a importância dos conhecimentos teóricos e técnicos específicos do jornalismo, sim, mas defendo também a importância de conhecimentos históricos, geográficos, literários, sociológicos, filosóficos e legais nos meios acadêmicos. Para citar alguns.

Obviamente não há tempo para que tudo isso seja abordado de maneira profunda dentro de uma faculdade. Mas a união desses conhecimentos, básicos para todo jornalista, é de extrema importância para um bom exercício da profissão. Isso é exigido de nós, mas de maneira empírica. Por que não, então, solidificar uma formação de maneira realmente concreta?

Em países onde não há obrigatoriedade de diploma para exercício da profissão – embora grande parte das empresas nesses países exija essa formação –, como é o caso dos Estados Unidos, a faculdade é bem mais focada em termos de produção do que em termos teóricos. Não que eu ache isso certo isoladamente. Mas não se pode negar a eficiência da prática constante. O ponto que quero chegar é esse: a teoria nos meios acadêmicos não deveria ser específica da comunicação, mas um mix mais aprofundado de todas as áreas. Jornalista precisa conhecer e, acima de tudo, saber pensar! Já a técnica deveria ser incentivada mais em termos de prática do que apenas uma mera visão da própria prática.

Um especialista em generalidades deve ser preparado para lidar com as generalidades. E o argumento de que a queda da exigência abre porta para profissionais de outras áreas falarem com mais propriedade na mídia sobre suas próprias áreas é um argumento furado. Porque o jornalista deveria ter competência para trabalhar a informação de maneira conjunta com esse profissional. Ele assina o texto e a estrutura de determinada matéria, mas o profissional da área específica tem participação intensiva nessa produção.

Toda a divagação até agora leva a um nó central: não é a obrigatoriedade ou não do diploma que vai fazer com que o jornalismo torne-se decadente. É o conformismo e a comodidade que fazem isso. Talvez esse baque para os profissionais da área sirva como incentivo para uma verdadeira revolução na profissionalização do jornalista. E se isso realmente acontecer, talvez esse obstáculo nos faça pular mais alto.

O que eu defendo quando me indigno com essa decisão do Supremo Tribunal Federal e quando brigo pelo meu diploma, é a minha valorização como profissional. Porque acredito que sem essa obrigatoriedade, acontecerá uma saturação ainda maior do mercado de trabalho e a regulamentação de direitos e deveres, bem como de pisos salariais, ficará sem controle algum. É um pensamento egoísta? É. Paciência. De resto, em minha opinião, essa mudança não fará uma diferença tão grande assim em termos de qualidade de produção.

Anúncios

6 Respostas so far »

  1. 1

    fabih said,

    Ufa. O tico e o teco tavam aqui unidos na densidade desse texto. Denso, pois vem de quem sabe o que fala e de quem sabe o que quer. Uma vez, disse-me um jornalista diplomado: para os competentes sempre tem lugar no mercado. Nao se colocam mais diplomas na parede para comprovar eficiencia. Os proprios curriculos ja estao quase ultrapassados.. nao dizem nada. O que diz eh o nosso conhecimento, a nossa vontade. Atitude, etica, bom senso. A nosos jeito de fazer noticia. A tecnica, a experiencia. Nossa cultura, nossa bagagem. Como dissestes, a universidade eh o espaco que nos fez crescer e interagir no contexto social. O incetivo a critica, a discussao, a reflexao. Foi o meio de construcao de nossas opinioes, nossas teses e antiteses. Nossas amizades. E isso, nenhum Supremo nos tira. Um brinde a ignorancia nacional. Saudade.

  2. 2

    carol souza said,

    eee, que bom que gostaste 🙂
    na real que escrever sério e direitinho eu já faço no mestrado. o blog é minha válvula de escape, sabe? e claro que meus erros de digitação ddaísticos estão presentes, pq eu nunca reviso o texto haha.

    sobre a questão do post, É um MEGA ABSURDO isso que fizeram. mas dae já sei, se nada der certo viro jornalista haha 😛

    beijos!

  3. 3

    arrazeinoespelho said,

    cara.. tava vendo teus posts sobre Dublin e confesso que fiquei um tanto assustado, heheh

    to indo pra la em agosto, podes me dar umas dicas, sei la! kkk

    até mais!

  4. 4

    Marta Gentilini said,

    Olha sobre o assunto, uma barbaridadeeeeeee! Sejam bem vindos a nossa realidade 😦
    quer dizer que vc vai viver isso duas vezes?! bah não tinha lembrado disso…
    E fica o comentário sobre o texto: Parabénssss! ficou dez!!!

    :))))

  5. 5

    Léli said,

    Os veículos vão mesmo exigir o diploma, mas não vão valorizar e pagar estes profissionais como merecem pelo seu papel na sociedade!

    O grande problema não é o diploma, é a desregulamentação, indigno! Lamentável! =(

    Ótimo texto! Tá virando publicitário, mas não perdeu o tino jornalistico(com diploma! hehehe) ;D

    Bjoks

  6. 6

    Carol said,

    É amigo..no fundo, o que realmente me deixa assustada é a possível “desvalorização” da nossa profissão perante a sociedade.Esses dias já senti na pele piadinha do tipo: “ah, Carol sabia que eu também sou jornalista?” e a pessoa que me disse isso faz veterinária…imagina?!

    De resto, o que importa é que os MELHORES irão prevalecer,ter o respeito e a valorização que merecem (e nós somos parte deste grupo)..Tri me achei hahaha!!

    Beijãoo


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: